Sua empresa tem uma logo bonita, um produto legal e o serviço é bem avaliado; mas parece que, ainda assim, os clientes não estão chegando até você pela internet. O fato é que, para criar um negócio de sucesso e realmente se destacar em meio à concorrência – direta e indireta – é preciso ser visto. E ser visto vai além de ter uma loja física aberta ou de contar sobre o seu negócio para os amigos. É preciso estar presente onde as pessoas estão sempre: na internet.
Seja qual for o seu negócio: serviços ou produtos, de pequeno ou grande porte, não importa. Para se destacar é preciso fazer parte do dia a dia do seu público e se apresentar de forma criativa e autêntica. Nesse processo de “estar presente no mundo digital”, duas coisas devem ser levadas em consideração: um bom site e uma presença consistente nas redes sociais. Assim, quando seu público for buscar um produto ou serviço que você oferece, as chances de encontrar o seu negócio são muito maiores.
Leia mais: Qual a melhor maneira de encontrar o seu cliente? Ser encontrado por ele;
Para ajudar você a rever a presença online do seu negócio, separamos 6 recomendações que vão desde a criação do site da sua empresa até sua estrutura. Confira e conte com a GW2D para planejar e desenvolver um site otimizado para sua empresa.
1. Menos é mais
Na internet, a primeira impressão é a que fica. Para se comunicar com o seu público o melhor é ir direto ao ponto, e explicar de forma clara e objetiva o que a sua empresa faz, quais seus produtos ou serviços é uma opção acertada. Além disso, é bom levar em conta que informações mudam e que vale a pena investir em um site que possua um gerenciador de conteúdo que permita que você possa facilmente incluir novidades e ofertas.
2. Invista no Visual do seu site
Não adianta, em se tratando de sites, o visual conta muito. Especialmente por estar em meio a outros mil sites de empresas que ofertam produtos ou serviços similares, o cliente vai acabar optando pelo que trouxer mais facilidade na navegação. Sites obsoletos, com muitas páginas, links quebrados ou informações antigas afastam de cara qualquer pessoa interessada. É preciso ter um design limpo, que permita facilidade na navegação.
DICA: se não tem como investir em imagens próprias de alta qualidade, utilize imagens de bancos de dados. Porém, lembre-se de que o apelo visual na internet é enorme e ilustrar bem os seus produtos e serviços é muito importante para o seu site.
3. Chame para a ação
Inclua um CTA (call to action) no seu site que chame o seu público para interagir. Através de um link desse tipo você consegue, além de mostrar seus produtos/serviços, ainda construir uma poderosa lista de emails que será útil para promover sua marca em ações posteriores. Esse CTA pode ser para o usuário cadastrar o email e receber um conteúdo exclusivo como um e-book, vídeo ou até mesmo um desconto.
4. Use e abuse de SEO
Conte com SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o posicionamento orgânico do seu site nos mecanismos de busca. Um bom trabalho de otimização faz com que o seu site apareça mais facilmente para seu público quando for pesquisar sobre algum de seus serviços ou produtos na internet. Esse trabalho de SEO vem desde a criação do site, e é melhorado através da otimização contínua, que é a criação de conteúdo relevante.
Leia mais: como ser encontrado nos mecanismos de busca através do SEO.
5. Tenha um blog
Como comentamos no item anterior, para melhorar o trabalho de SEO, possuir conteúdos relevantes no seu site é uma das estratégias usadas para conquistar e fidelizar clientes. No que diz respeito a SEO isso melhora o posicionamento do seu site nas buscas mas, fora isso, ao trazer conteúdos interessantes você passa a virar referência no assunto e assim, criar um público cativo. É importante, para esse trabalho, ter pelo menos um artigo por semana. Se você acha que não dá conta de produzir esse conteúdo, vale buscar por ajuda especializada.
Leia mais: Blog na Loja Virtual: Ter ou Não Ter?
6. Integração com Redes Sociais
Sites e Redes Sociais trabalham juntos. Não dá para ter só um site ou só uma conta nas redes: um ajuda o outro na construção da marca. Assim aproveite a rapidez das redes para promover e compartilhar conteúdos rápidos, fazendo o link com o post completo no seu site; ou ainda interaja com o público nas redes e chame para efetuar uma ação no site. As possibilidades são infinitas e é uma ótima ação de marketing.
Seguindo essas dicas, as chances de a sua marca ser vista e se destacar aumentam consideravelmente. Se você ainda não usa uma delas, ou percebeu que precisa atualizar alguma, entre em contato com a GW2D Agência Digital e conte com a nossa ajuda.